Nossa Identidade
PROPOSTA PEDAGÓGICA EMJ - CCMJ
A Proposta Pedagógica da Escola Menino Jesus e Colégio e Curso Menino Jesus, além de ser uma exigência legal expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, permite a revelação da identidade da Instituição, de suas concepções e de seus sonhos. Além disso, define a natureza e o papel socioeducativo, cultural, político e ambiental da Escola, bem como sua organização e gestão curricular para subsidiar o seu Regimento Escolar, documentos que são os balizadores das ações educativas.
A Escola Menino Jesus compreende que o processo de aprendizagem é permeado por aspectos relacionais e afetivos. Desta forma, pensamos no ambiente escolar como um lugar de favorecimento das relações entre crianças, adolescentes e equipe pedagógica, em que há a valorização da diversidade e da individualidade, buscando promover uma aprendizagem significativa.
A proposta pedagógica da escola consiste em auxiliar o estudante na construção de um percurso de aprendizagem, considerando o seu conhecimento prévio sobre os conteúdos vivenciados no currículo escolar, promovendo uma reflexão e articulação de saberes através de oportunidades educativas inovadoras, utilizando recursos lúdicos e tecnológicos.
Nessa proposta, a relação entre o estudante e a equipe pedagógica torna-se fundamental para que o processo de aprendizagem possa ser vivenciado plenamente, assim como a participação da família no acompanhamento do percurso pedagógico desse estudante. O acompanhamento do estudante é realizado de acordo com cada momento vivenciado no ambiente escolar, o que reflete também na forma de avaliar a aprendizagem construída.
Aliando estratégias educacionais atuais com o cuidado e a formação ética, que são pilares marcantes desde a sua fundação, a Escola Menino Jesus busca promover uma educação permeada por valores, e tem como objetivo ser um ambiente em que os estudantes possam desenvolver habilidades formais, técnicas e relacionais, valorizando a criatividade e o pensamento crítico, a fim de trilhar caminhos transformadores para sociedade.