Nossa Identidade

PROPOSTA PEDAGÓGICA EMJ - CCMJ

A Proposta Pedagógica da Escola Menino Jesus e Colégio e Curso Menino Jesus, além de ser uma exigência legal expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, permite a revelação da identidade da Instituição, de suas concepções e de seus sonhos. Além disso, define a natureza e o papel socioeducativo, cultural, político e ambiental da Escola, bem como sua organização e gestão curricular para subsidiar o seu Regimento Escolar, documentos que são os balizadores das ações educativas.

A Escola Menino Jesus compreende que o processo de aprendizagem é permeado por aspectos relacionais e afetivos. Desta forma, pensamos no ambiente escolar como um lugar de favorecimento das relações entre crianças, adolescentes e equipe pedagógica, em que há a valorização da diversidade e da individualidade, buscando promover uma aprendizagem significativa.

A proposta pedagógica da escola consiste em auxiliar o estudante na construção de um percurso de aprendizagem, considerando o seu conhecimento prévio sobre os conteúdos vivenciados no currículo escolar, promovendo uma reflexão e articulação de saberes através de oportunidades educativas inovadoras, utilizando recursos lúdicos e tecnológicos.

Nessa proposta, a relação entre o estudante e a equipe pedagógica torna-se fundamental para que o processo de aprendizagem possa ser vivenciado plenamente, assim como a participação da família no acompanhamento do percurso pedagógico desse estudante. O acompanhamento do estudante é realizado de acordo com cada momento vivenciado no ambiente escolar, o que reflete também na forma de avaliar a aprendizagem construída.

Aliando estratégias educacionais atuais com o cuidado e a formação ética, que são pilares marcantes desde a sua fundação, a Escola Menino Jesus busca promover uma educação permeada por valores, e tem como objetivo ser um ambiente em que os estudantes possam desenvolver habilidades formais, técnicas e relacionais, valorizando a criatividade e o pensamento crítico, a fim de trilhar caminhos transformadores para sociedade.

Nossa História

ESCOLINHA MENINO JESUS foi o primeiro nome da Escola. Em 1973, começamos a idealizar uma escolinha de Educação Infantil, pois poucas haviam em Paulista. A professora Nilza, fundadora deste Estabelecimento de Ensino, lecionava na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e sentia a necessidade de que os estudantes começassem a estudar mais cedo, pois só eram aceitos nas escolas do Estado a partir de 7 anos naquela época.

Tudo começou no terraço da casa dos pais da professora Nilza, que residia na Rua Nova da Mangueira nº 787. A mesma idealizou o projeto e, então, com ajuda de um irmão, que nele acreditou, mandou fazer 4 mesinhas e 16 cadeiras. Isto foi no mês de outubro. Logo, fomos recebendo mais alguns estudantes. O espaço foi ficando pequeno, então nos mudamos para Travessa da Matriz, n. 514, onde funcionamos por 17 anos.

Em 12 de fevereiro de 1993 foi publicada, no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, a Portaria SECE nº 0250 (DOE-PE 12.01.1993), a qual formalizava a autorização de funcionamento do Ensino Fundamental de 1ª a 4 ª série e a Pré-Escola (Educação Infantil) da Escolinha Menino Jesus.


A princípio trabalhava a professora Nilza e a sua filha Nancy que, desde muito cedo, já ajudava nas atividades, abria lancheiras e fazia as pontas dos lápis.

Com a procura de vagas, passamos para casa ao lado. Na ocasião, já contávamos com as professoras e auxiliares: Denize, Cristina, Rosa, Suely e Aldina, que nos ajudavam nas atividades.

Em 1993, Nancy e Nely, filhas de dona Nilza, já formadas, procederam com a mudança de denominação de Escolinha Menino Jesus para o nome atual Escola Menino Jesus (EMJ), ocasião em que mudamos para Rua Santa Tereza, 322, Centro, Paulista. Já em 1998 até hoje funcionamos na Rua Epitácio Caxias, 16, Centro, Paulista, conforme consta na Portaria SEE nº 1171 (DOE-PE de 18.03.1998).

Em 2005 os mantenedores da Escola Menino Jesus (Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano), criaram uma nova empresa e abriram o Colégio e Curso Menino Jesus (CCMJ), cujo o objetivo de ampliar a oferta da Educação Básica, iniciou-se a implantação do Ensino Médio (do 1º ao 3º ano), conforme dispõe a ato de credenciamento, conferido pela Portaria-SEDUC nº 4016 (DOE-PE de 09.06.2005).

As idealizações tornaram-se um sonho realizado e hoje temos um serviço de qualidade e temos a aceitação da comunidade escolar. Hoje atendemos estudantes não só de Paulista, mas de cidades vizinhas.

Hoje, com a EMJ e o CCMJ, temos o privilégio de fazer parte da vida de muitas famílias.

SOP - Serviço de Orientação Psicopedagógica

O SOP é o Serviço de Orientação Psicológica, é o setor responsável por mediar questões referentes ao processo de aprendizagem,  compreendendo esse processo dentro das esferas da cognição e da afetividade. 

Em nossa escola contamos com a Psicóloga Danielle Cavalcanti (CRP 02/12737) que exerce a função de Psicóloga Educacional, sendo responsável pelo SOP.

No SOP desenvolvemos as seguintes atividades:

  1. Atendimentos em grupo ou individuais visando identificar, prevenir e resolver entraves que comprometam o desenvolvimento do estudante no espaço escolar.

  2. Identificação de dificuldades dos estudantes no processo de aprendizagem.

  3. Encaminhamento para serviços e atendimentos especializados para aqueles estudantes que tenham a necessidade de um acompanhamento mais específico.

  4. Orientação aos pais quanto às dificuldades pedagógicas vivenciadas pelos estudantes

  5. Elaboração e facilitação de formação para os professores, a fim de melhorar a qualidade da relação professor – estudante, e também visando a contribuição para prática pedagógica.

  6. Orientação Profissional para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial de cada estudante, auxiliando-os na construção de ferramentas e maior apropriação para escolha profissional.

  7. Elaboração e orientação de cronograma de estudos.

  8. Encontros de orientação com os pais, abordando temas relevantes para uma melhor compreensão do processo pedagógico e afetivo de cada etapa vivenciada no espaço escolar.

Ressaltamos a importância do agendamento dos atendimentos junto às coordenações de cada seguimento. 

 

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