Ensino Fundamental
- Ensino
- 15 Agosto 2023
- Super User
- Acessos: 26791
Anos Inicias - 1º ao 5º ano
Os anos iniciais do Ensino Fundamental apresentam o desafio de entender a criança e o seu pensamento. Os primeiros pressupostos desse modo de entender consideram que nesta idade (6 a 10 anos) nossas crianças são ativas, pensam e interagem de maneira muito diferenciada. Possuem uma intenção em seu fazer, falar e também na forma como se expressam.
Suas relações são amplas, porém permeadas por conquistas e conflitos próprios da idade. Não são meros receptores do que os adultos têm a lhes ensinar, eles já confrontam novas informações em contraste com as que já possuem. Além dos componentes curriculares, nestes cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, é necessário que outras aprendizagens possam ser consideradas e façam parte do planejamento como: convívio em grupo, autonomia, identidade e respeito.
Anos Finais - 6º ao 9º ano
No Ensino Fundamental (anos finais), pensando na proposta para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, pretendemos proporcionar um crescimento pessoal, possibilitando uma integração social em determinados grupos. Temos como finalidade torná-los indivíduos ativos, capazes de provocar mudanças e criações culturais, e auxiliá-los a lidar com os novos desafios, próprios desta fase. Precisamos intensificar nossa parceria família/escola para que esses valores e condutas, que chegaram também através dessas mudanças, fortaleça os estudantes para a prontidão e autonomia nos desafios dessa etapa.