Ensino Médio
- Ensino
- 15 Agosto 2023
- Super User
- Acessos: 14469
Nessa etapa de ensino é necessário permitir ao aluno o aprofundamento dos conhecimentos e o relacionamento entre eles, de forma ativa. É fundamental consolidar valores e ideias a fim de adquirir maturidade para enfrentar os desafios da vida adulta. No atual modelo de sociedade, é imprescindível formar indivíduos conscientes, autônomos e confiantes.
A formação do estudante tem como alvo a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às Áreas de Conhecimento. Nosso Colégio propõe a formação geral em oposição à formação específica, bem como o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, aprender, criar e formular, buscar informações, analisa-las e selecioná-las.
Desta forma, o currículo do Ensino Médio visa oportunizar:
- compreender significados e fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos;
- relacionar teoria e prática;
- vincular a educação ao mundo do trabalho e à prática social;
- estimular a pesquisa como ferramenta de aprendizagem;
- atuar como autonomia intelectual e pensamento crítico;
- agir com flexibilidade para adaptar-se as novas situações;
- preparar-se para o exercício da cidadania.
No Ensino Médio pretendemos desenvolver e aprimorar a identidade dos estudantes como pessoas humanas comprometidas com o bem comum, tendo como foco a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
O Ensino Médio simboliza a finalização da última etapa da Educação Básica e antecede o ingresso na universidade, por isso nossos estudantes são trabalhados, não somente no sentido da construção do conhecimento acadêmico, mas também para responsabilidade social, ambiental, ampliando sua visão através dos temas transversais.
Nosso currículo está pautado em 4 Pilares Básicos da Educação, criados pela UNESCO: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser, são instrumentos valiosos para organizar o que privilegiamos em nosso trabalho, para refletir sobre o aluno que precisamos formar.