Educação Infantil
- Ensino
- 08 Junho 2016
- Super User
- Acessos: 23613
As crianças pequenas, até cinco anos, estão iniciando o processo de construção de identidade, sendo extremamente importante que sejam incentivadas a fazer parte de espaços de desenvolvimento e integração, sendo a Escola muitas vezes esse primeiro espaço da criança fora do contexto familiar. No contato com o outro, a criança conhece a si mesma, nas relações que estabelece, vai colecionando informações para construir-se: descobrindo seu jeito, suas preferências e características.
Nossa proposta deve então ser entendida como um projeto amplo, que envolve diversas ações cotidianas e principalmente uma forma específica de compreender essa criança e estar com ela, acompanhando-a e participando de cada momento do seu desenvolvimento, acolhendo-a em suas necessidades iniciais.
Estar com a criança nessa concepção de trabalho, demanda uma postura específica, que se inicia com o estabelecimento de vínculos necessários para o nascimento de uma relação de afeto e aprendizagem, que proporcionarão importantes conquistas para todos os envolvidos nesse processo: a criança, os educadores e os pais.
É observado também o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento e interação e comunicação infantil; bem como o acesso a bens socioculturais, que possam ampliar a capacidade de expressão, comunicação, interação social. A nossa sistemática do trabalho pedagógico está organizada dentro da rotina semanal, com uma programação para as aulas de Movimento, Música, Arte, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Relações Matemáticas.