SOP - Serviço de Orientação Psicopedagógica

O SOP é o Serviço de Orientação Psicológica, é o setor responsável por mediar questões referentes ao processo de aprendizagem,  compreendendo esse processo dentro das esferas da cognição e da afetividade. 

Em nossa escola contamos com a Psicóloga Danielle Cavalcanti (CRP 02/12737) que exerce a função de Psicóloga Educacional, sendo responsável pelo SOP.

No SOP desenvolvemos as seguintes atividades:

  1. Atendimentos em grupo ou individuais visando identificar, prevenir e resolver entraves que comprometam o desenvolvimento do estudante no espaço escolar.

  2. Identificação de dificuldades dos estudantes no processo de aprendizagem.

  3. Encaminhamento para serviços e atendimentos especializados para aqueles estudantes que tenham a necessidade de um acompanhamento mais específico.

  4. Orientação aos pais quanto às dificuldades pedagógicas vivenciadas pelos estudantes

  5. Elaboração e facilitação de formação para os professores, a fim de melhorar a qualidade da relação professor – estudante, e também visando a contribuição para prática pedagógica.

  6. Orientação Profissional para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial de cada estudante, auxiliando-os na construção de ferramentas e maior apropriação para escolha profissional.

  7. Elaboração e orientação de cronograma de estudos.

  8. Encontros de orientação com os pais, abordando temas relevantes para uma melhor compreensão do processo pedagógico e afetivo de cada etapa vivenciada no espaço escolar.

Ressaltamos a importância do agendamento dos atendimentos junto às coordenações de cada seguimento. 

 

Nossa Identidade

PROPOSTA PEDAGÓGICA EMJ


A Escola Menino Jesus compreende que o processo de aprendizagem é permeado por aspectos relacionais e afetivos. Desta forma, pensamos no ambiente escolar como um lugar de favorecimento das relações entre crianças, adolescentes e equipe pedagógica, em que há a valorização da diversidade e da individualidade, buscando promover uma aprendizagem significativa.


A proposta pedagógica da escola consiste em auxiliar o estudante na construção de um percurso de aprendizagem, considerando o seu conhecimento prévio sobre os conteúdos vivenciados no currículo escolar, promovendo uma reflexão e articulação de saberes através de oportunidades educativas inovadoras, utilizando recursos lúdicos e tecnológicos.


Nessa proposta, a relação entre o estudante e a equipe pedagógica torna-se fundamental para que o processo de aprendizagem possa ser vivenciado plenamente, assim como a participação da família no acompanhamento do percurso pedagógico desse estudante. O acompanhamento do estudante é realizado de acordo com cada momento vivenciado no ambiente escolar, o que reflete também na forma de avaliar a aprendizagem construída.


Aliando estratégias educacionais atuais com o cuidado e a formação ética, que são pilares marcantes desde a sua fundação, a Escola Menino Jesus busca promover uma educação permeada por valores, e tem como objetivo ser um ambiente em que os estudantes possam desenvolver habilidades formais, técnicas e relacionais, valorizando a criatividade e o pensamento crítico, a fim de trilhar caminhos transformadores para sociedade.

Ensino Médio

Nessa etapa é necessário permitir ao aluno aprofundar conhecimentos e relacionar-se com eles de forma ativa. É fundamental consolidar valores e ideias a fim de adquirir maturidade para enfrentar os desafios da vida adulta. No atual modelo de sociedade, é imprescindível formar indivíduos conscientes, autônomos e confiantes.

O Ensino Médio simboliza a finalização da escolaridade e antecede a Universidade, nossos alunos são trabalhados não somente na construção do conhecimento acadêmico, mas também para responsabilidade social, ambiental, ampliando sua visão através dos temas transversais que transcendem a sala de aula, e que os auxiliam na preparação para vida.

AS DISCIPLINAS:

*Linguagens, códigos e suas tecnologias

*Matemática e suas tecnologias

*Ciências Humanas e suas tecnologias

*Ciências da Natureza e suas tecnologias

*Língua Estrangeira

*Educação Física

*Artes

 

AVALIAÇÃO ENSINO MÉDIO

Momento especial do processo de aprendizagem tem como objetivo, aprimorar a exigência de competências e habilidades quanto ao domínio do currículo do Ensino Médio. Os instrumentos que orientam essa prática, estão intimamente relacionados as novas propostas avaliativas do MEC. Os resultados que se dão durante o ano letivo, são registrados através de pareceres descritivos de aprendizagem e sob a forma da nota.

Copyright (c) Escola Menino Jesus. Todos os direitos necessários.