Ensino Fundamental
- Menu Principal
- 08 Junho 2016
- Super User
- Acessos: 15608
Os anos iniciais do Ensino Fundamental apresentam alguns desafios como: entender a criança e o seu pensamento. Os primeiros pressupostos desse modo de entender consideram que nesta idade (6 à 10 anos) nossas crianças são ativas, pensam e interagem de maneira muito diferenciada. Possuem uma intenção em seu fazer, falar e também na forma como se expressam.
Suas relações são amplas, porém permeadas por conquistas e conflitos próprios da idade. Não são meros receptores do que os adultos têm a lhes ensinar, eles já confrontam novas informações em contraste com as que já possuem. Além das disciplinas curriculares, nestes cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, é necessário que outras aprendizagens possam ser consideradas e façam parte do planejamento como: convívio em grupo, autonomia, identidade e respeito.
No Ensino Fundamental II, pensando na proposta para crianças até 14 anos, pretendemos proporcionar um crescimento pessoal, possibilitando uma integração social em determinados grupos. Temos como finalidade, torná-la um indivíduo ativo, capaz de provocar mudanças e criações culturais, e auxiliá-lo a lidar com os novos desafios, próprios desta fase. Precisamos intensificar nossa parceria família/escola para que esses valores e condutas, que chegaram também através dessas mudanças, fortalece-os para a prontidão e autonomia nos desafios dessa etapa.
• CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL I e II
Está agrupado em três grandes categorias, que são um instrumento valioso para organizar o que privilegiamos em nosso trabalho, para refletir sobre o aluno que precisamos formar.
• CONTEÚDOS:
Conceituais – saber sobre
Procedimentais – saber fazer
Atitudinais – saber ser
• ÁREAS DO CONHECIMENTO:
* Língua Portuguesa
* Matemática
* Ciências Naturais
* Geografia
* História ( incluindo História e Cultura Afro-Brasileira)
* Educação Física
* Ensino Religioso
* Artes
• AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II
Como educadores concebemos a avaliação como um instrumento para orientar o nosso trabalho. A avaliação vai muito além do controle daquilo que o aluno sabe ou não. Ela se dá durante todo o ano letivo, desde o conhecimento das hipóteses iniciais do aluno, da nossa expectativa até o fechamento da unidade; portanto é um processo. A avaliação das aprendizagens se dá através de vários instrumentos, registrada sob a forma de parecer descritivo e sob a forma de nota.